O PET Integração, iniciado em 2010 na Universidade Federal do Piauí traz uma proposta inovadora com a criação de um grupo interdisciplinar, composto por graduandos dos cursos de Pedagogia, Direito, Nutrição, Serviço Social e Ciência da Computação.
Com primazia no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, o Programa em tela contribui para a excelência na formação acadêmica dos seus integrantes. Além disso, oportuniza um leque de experiências, amplia e atualiza conhecimentos e, especialmente, estabelece uma relação de troca com a comunidade, fortalecendo o compromisso social de atuar em ações concretas de intervenção gerindo novas possibilidades de formação e capacitação dos acadêmicos. Desta forma, o PET implementa um trabalho tutorial interdisciplinar na condição de agentes de mudanças da realidade acadêmica e social.
Nessa proposta, entende-se que o grupo PET Integração assume uma dimensão especial, a começar pela sua origem que inclui estudantes de diferentes cursos de graduação em ações interligadas entre si no ensino, pesquisa e extensão. Pode-se citar exemplos de algumas ações do grupo em distintas áreas, como saúde, educação, direitos humanos e sociais, cidadania e tecnologias. Os acadêmicos de Nutrição se dedicam à orientação e ações de intervenção nutricional em práticas educativas com crianças, jovens, adultos e idosos para estimular a ingestão de uma alimentação saudável e sustentável, com vistas à prevenção de doenças e de agravos à saúde. Os petianos do curso de Serviço Social contribuem, de maneira ímpar, nas discussões, reflexões e orientações relacionadas, sobretudo, às temáticas da violência contra a mulher, democratização do acesso às universidades públicas e seus desdobramentos nas políticas de permanência com sucesso na instituição. Igualmente importante são as ações dos estudantes do curso de Direito, sensíveis à preocupação de difundir o ensino da Constituição Federal de 1988, além de instigar a reflexão para a produção de textos dissertativos e argumentativos para o Exame Nacional do Ensino Médio, colaborando para a transformação da realidade social. Por sua vez, o grupo do curso de Pedagogia traz a contribuição do trabalho lúdico com crianças e do uso de metodologias ativas na educação. Já os discentes do curso de Ciência da Computação, viabilizavam a aplicação de trabalhos usando abordagens de informática básica e avançada integradas em oficinas com jovens e grupo de idoso dentro e fora da universidade. Nessas relações há sempre a preocupação de favorecer a integração das ações no ensino-extensão-pesquisa com publicações das experiências em livros, cartilhas e revistas científicas.
Já os discentes do curso de Ciência da Computação, quando em atuação, viabilizavam a aplicação de trabalhos usando abordagens de informática básica e avançada integradas em oficinas com a pessoa idosa do Programa Terceira Idade em Ação da UFPI, com vistas à promoção da inclusão desse grupo etário no mundo digital. Ainda auxiliaram os discentes na construção do conhecimento utilizando o computador.
Igualmente importante foram as ações dos estudantes do curso de Direito, sensíveis à preocupação de difundir o ensino da Constituição Federal de 1988, visando propagar o entendimento de que crianças e jovens são sujeitos dotados de direitos e deveres, além de instigar a reflexão para a produção de textos dissertativos-argumentativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse diálogo, o grupo, através de minicursos e oficinas, apoiado pelo tutor e professores promove um amplo debate com integrantes de cursos de graduação, colaborando para a transformação da realidade acadêmica e social, bem como para a aproximação com estudantes recém-ingressantes na academia.
A atuação dos acadêmicos de Nutrição foi dedicada à orientação e às ações de intervenção nutricional a partir de práticas educativas com crianças, jovens, adultos e idosos voltadas a estimular a ingestão de uma alimentação saudável e sustentável, com vistas à prevenção de doenças e de agravos à saúde. Para além disso, investiram na produção do conhecimento científico, exposto ilustrativamente, em livros ou cartilhas, a respeito de informações sobre as boas práticas no serviço de alimentação e manipulação de alimentos na escola e em mercados públicos.
Por sua vez, o grupo do curso de Pedagogia trouxe a contribuição do trabalho lúdico com crianças e do uso de metodologias ativas no auxílio aos professores da educação básica, além de agir em áreas sociais com o propósito de empreender a reflexão de temas como preconceitos e uso de substâncias entorpecentes por usuários.
Os petianos do curso de Serviço Social contribuíram, de maneira ímpar, nas discussões, reflexões e orientações relacionadas, sobretudo, às temáticas da violência contra a mulher dentro e fora das universidades e do bullying com alunos, professores e familiares, favorecendo o processo de conscientização sobre as consequências negativas dessas práticas e auxiliando a identificar situações de relações desiguais de poder. Em continuidade aos trabalhos, esse grupo provocou diversos debates acerca da democratização do acesso às universidades públicas e seus desdobramentos nas políticas de permanência para alunos provenientes de escolas municipais da periferia da cidade de Teresina, Piauí.
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