Projeto de Extensão do Pet Integração em 2024 cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PREXC/UFPI sob o código: CF05/ 2024-CCS - 134 -NVPJ/PG
O evento, promovido pelo Programa de Educação Tutorial – PET Integração, teve como principal objetivo oferecer à comunidade escolar uma visão abrangente e detalhada sobre as diversas profissões representadas na feira. Nosso intuito foi fornecer informações essenciais que auxiliassem na orientação profissional dos alunos do ensino médio, facilitando uma escolha de carreira mais consciente e informada.
Durante o evento, graduandos de diversos cursos apresentaram uma série de temas relevantes sobre cada profissão. Foram abordados tópicos como a natureza e os conteúdos de cada curso, o papel e as responsabilidades de um profissional formado na área e os possíveis campos de atuação, destacando as oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, foram fornecidos dados importantes sobre a remuneração, discutindo tanto o piso salarial quanto a média salarial para áreas que não possuem um piso estabelecido.
Nosso objetivo foi criar um espaço de aprendizado e troca de informações que permitisse aos alunos explorar diferentes caminhos profissionais, entender as demandas e oportunidades de cada área e, assim, fazer escolhas mais alinhadas aos seus interesses e habilidades. Este evento representou uma oportunidade valiosa para ampliar horizontes e enriquecer o conhecimento dos estudantes sobre o mercado de trabalho.
Este evento, promovido pelo Programa de Educação Tutorial – PET Integração, tem como objetivo compartilhar conhecimento com a comunidade escolar sobre as diversas profissões presentes na feira. Por meio de graduandos de diferentes cursos, exploraremos temas importantes, como o que é cada curso, as funções de um profissional formado, os possíveis campos de atuação, além de informações sobre o piso salarial ou a média salarial das áreas que não possuem um piso definido.
Compartilhar com os alunos, futuros egressos na universidade/faculdade, um conhecimento preliminar sobre áreas profissionais que podem estar se formando e que estão disponíveis no mercado de trabalho;
Incentivar os educandos a pesquisarem com mais profundidade sobre a futura escolha de curso a qual pretendem ingressar;
Possibilitar que eles façam escolhas coerentes de acordo com a área que mais se identifique.